A Série A do Campeonato Brasileiro 2022 teve início no sábado (9), e não demorou para registrar as primeiras mudanças no comando das equipes. A primeira rodada ainda não terminou, mas dois técnicos já deixaram seus clubes: Alberto Valentim, do Athletico-PR, e Marquinhos Santos, do América-MG.
O Athletico-PR anunciou neste domingo (10) que Valentim solicitou sua saída após a derrota por 4 a 0 para o São Paulo. Em entrevista coletiva após o jogo, Valentim afirmou: “Em comum acordo com a diretoria, estou me desligando do clube”. Valentim assumiu o Athletico em outubro do ano passado, conquistando a Sul-Americana e chegando à final da Copa do Brasil.
Já o América-MG, que perdeu para o Avaí por 1 a 0 na estreia do Brasileirão, anunciou o encerramento do contrato de Marquinhos Santos após uma reunião entre a comissão técnica e a diretoria. Santos assumiu o América-MG em outubro passado, levando o time à sua melhor posição na história da Série A e garantindo vaga na Copa Libertadores deste ano.
Além disso, no Campeonato Capixaba, Marcielly Netto, assistente do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi agredida pelo técnico da Desportiva Ferroviária, Rafael Soriano. Após o primeiro tempo entre a Desportiva e o Nova Venécia, Soriano agrediu a assistente com uma cabeçada, sendo posteriormente expulso e demitido do clube. A Desportiva repudiou a violência e se solidarizou com Marcielly Netto.